Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2015 -

Exercício reduz a noctúria



É muito comum homens de meia-idade e idade avançada apresentarem hiperplasia prostática benigna (HPB), que é um aumento benigno da próstata.

A hiperplasia prostática pode produzir uma série de sintomas urinários que vão se acentuando com a idade. Desses sintomas, um dos que mais incomoda os homens é a noctúria (acordar mais de uma vez durante a noite para urinar). A nocturia é caracterizada como severa quando o indivíduo acorda mais de duas vezes por noite para urinar.

Efeitos positivos do exercício físico sobre a hiperplasia prostática benigna já estão bem documentados na literatura médica. No entanto, pouco foi analisado quanto a um possível benefício da atividade física especificamente sobre a nocturia.

Recentemente foi divulgada uma pesquisa na revista Medicine & Science in Sports & Exercise que aborda diretamente a relação da atividade física com nocturia. Os pesquisadores analisaram dados de mais de 4700 homens com idade de 55 a 74 anos. O estudo encontrou uma associação entre exercício e redução da atividade urinária durante a noite. Os homens que reportaram uma hora ou mais de exercícios por semana tiveram uma probabilidade 13 % menor de apresentar nocturia e 34 % menor de nocturia severa.

Cabe salientar que o tipo de análise realizada não permite afirmar que a redução é diretamente resultante do exercício. Os resultados podem ser atribuídos a muitas das consequências positivas do exercício sobre o organismo, desde a perda de peso até a redução da inflamação e da atividade do sistema nervoso, passando pela melhora nascondições de sono.

Entretanto, mesmo que não se saiba o motivo exato da melhora, a receita pode ser aplicada, já que este remédio não tem efeito colateral!

Fonte - Medicine & Science in Sports & Exercise