Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Páginas

Comi e bebi demais nas festas de fim de ano e agora?

Festas de final de ano são momentos propícios para os abusos na alimentação, excesso de ingestão de açúcares, sódio, bebidas alcóolicas e certa privação de sono com alterações do ciclo circadiano e dos horários de dormir, acordar e comer.

A dica básica é “abuse moderadamente” e aproveite as festas sem culpa! É importante salientarmos, ainda mais num momento de pandemia como o que enfrentamos atualmente, que não se tira férias dos cuidados com a nossa Saúde!!

Mas vamos lá então; você comeu muito? bebeu demais? se sentindo estufado e barrigudo? subiu de peso na balança?

Em geral esse peso extra não é de gordura, afinal ninguém engorda 2 kg ou mais em poucos dias. A maior parte desse peso é devido a retenção líquida ocasionada pelos excessos e pelas mudanças metabólicas ocasionadas por eles, principalmente para aqueles que já estavam seguindo um planejamento alimentar mais adequado.

E o que fazer então após tais abusos?

Aqui vão algumas dicas que podem ajudar a reequilibrar o organismo após a “comilança”:

*Hidrate-se bem (no mínimo 35 ml/Kg de água de boa qualidade por dia).

*Abuse dos chás naturais que também tem efeito diurético, sempre feitos na hora e sem adoçar (Cavalinha, Chá-verde, Hibisco, Carqueja e Gengibre são ótimos).

*Volte a sua rotina alimentar, evite os industrializados e coma “comida de verdade”. Capriche na ingestão de frutas frescas, verduras e legumes, principalmente vegetais verde escuros que possuem fitoativos importantes para auxiliar no processo de detox natural do organismo.

*Se o seu intestino deu uma desregulada, além de beber água, aumente a ingestão de fibras junto das frutas (aveia sem glúten, quinoa, linhaça, chia, etc…) e use probióticos naturais.

*Se você já está habituado a fazer jejum, este é um ótimo momento para praticá-lo mas se você ainda não faz, melhor deixar para testá-lo sob orientação profissional em outro momento.

*Volte aos exercícios físicos habituais, mantenha-se ativo! Não invente de treinar em jejum se você não está habituado com essa prática.

*Evite medidas extremas como passar o dia a base de sucos ou chás apenas e não caia nessa de ” shakes emagrecedores mágicos” Seguindo essas dicas, esses quilos extras tendem a desaparecer após uns 5 dias em média tranquilamente, sem stress e sem sofrimento.

Boa festas

Fonte : Dr. Alexandre Barão Acuña / alexandreacuna.com.br
Foto : Dr. Celso Frederico