Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Páginas

+A bruxa tem mas ninguém gosta de ter. Você sabia que Verruga é contagiosa?

O que é?
É um tumor benigno causado por vírus (HPV) Pappilomavirus humano, vírus este que pode causar também tumores malignos no colo do útero ou no pênis, segundo o sorotipo. São benignos os de sorotipo 1, 2, 3 e 4. 

A denominação das verrugas está relacionada ao lugar onde elas se desenvolvem ou ao seu aspecto.

Assim temos:

  1. verruga plantar nas solas,
  2. palmar nas palmas,
  3. anogenital ou condilama acuminado cerca do períneo,
  4. periungueal ao redor das unhas,
  5. subungueal sob as unhas,
  6. vulgar as de aspecto mais característico (couve-flor),
  7. plana,
  8. filiforme,

Como se adquire?

As verrugas são de causa infecciosa, transmitindo-se por contato com o vírus causador, contato este que pode variar desde um apertar as mãos até uma relação sexual ou a coçadura de uma lesão estabelecida que propicia a auto-inoculação, também é possível a transmissão através de objetos.

Como evolui?

Mínimas lesões da pele permitem o vírus penetrar nas células, obrigando-as a produzir uma proteína que interfere nas funções reguladoras da reprodução celular, com isto a reprodução celular se dá de forma anormalmente acelerada. A supressão desta regulação é temporária o que explica a permanência autolimitada das verrugas e seu desaparecimento após certo tempo.

O que se sente?

As verrugas são nódulos (proliferação celular) endurecidos, benignos, de cor acinzentada, que de forma geral não causam sintomas. Em determinadas situações (devido à localização) pode haver dor ou sangramento.

Como se faz o diagnóstico?

Em princípio o exame clínico é suficiente levando-se em conta os aspecto e a localização da lesão.

Como se previne?

Previne-se evitando o contato com o vírus. A prevenção é de difícil execução, sendo raro o adulto que já não tenha apresentado algum tipo de verruga. 


Fonte : ABCSaúde